Lar de Idosos e Centro de Dia

Em 1982 o Hospício da Princesa Dona Maria Amélia, até então uma instituição de cariz hospitalar, foi remodelado e transformado num Lar de Idosos, que tem vindo a funcionar com a colaboração ativa das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.

Em 1984 o Lar foi expandido por forma a também incluir um Centro de Dia para a terceira idade, onde os idosos não residentes podem passar o dia, participando em atividades e recebendo os cuidados mais adequados à sua condição.

A 2 de maio de 2017 o Lar de Idosos foi reinstalado num novo edifício, concebido e construído de raiz para o efeito, que integra todas as mais modernas funcionalidades visando o bem-estar e a adequada prestação de cuidados aos seus utentes.

Atualmente, o Lar de Idosos e Centro de Dia são considerados referências a nível regional na área do apoio à terceira idade, tanto ao nível dos equipamentos e instalações como da qualidade dos cuidados e serviços prestados.

Missão

O Lar de Idosos e Centro de Dia da Fundação Princesa Dona Maria Amélia têm por missão garantir uma resposta sólida e personalizada às múltiplas solicitações da população sénior da Região Autónoma da Madeira, procurando a melhoria contínua dos seus padrões de qualidade de vida e de bem-estar através da prestação de serviços de apoio de referência que primem pela excelência na qualidade, garantindo ao idoso cuidados básicos, respeito pela sua dignidade, reconhecendo-lhe o direito à plena cidadania, felicidade, independência e privacidade e proporcionando-lhe condições que potenciem a sua inclusão social.

São promovidas e desenvolvidas estratégias que, através da participação ativa dos utentes e das famílias, tendo em conta as suas necessidades, hábitos, interesses e expetativas, contribuam para uma saudável relação intergeracional, respeitando os seus projetos de vida, privacidade e individualidade.

Valores

O Lar de Idosos e Centro de Dia da Fundação Princesa Dona Maria Amélia, enquanto instituição de orientação cristã, procura proporcionar aos utentes um acolhimento baseado nos seguintes princípios:

Respeito pela vida humana - o principal objetivo de atuação é a valorização da vida humana através da valorização da solidariedade, dignidade e integridade individual dos utentes. Visando a sua satisfação, toda a ação do Lar é dirigida em prol do seu bem-estar, privilegiando uma relação personalizada, escutando e dando resposta às suas preocupações e necessidades e oferecendo um serviço personalizado e humanizado que promova um ambiente de afecto, proximidade, conforto, dignidade e bem-estar físico, psicológico e espiritual de modo a responder de forma individualizada às múltiplas dimensões das suas necessidades.

Ética, retidão e integridade - o Lar aceita e respeita plenamente as suas responsabilidades para com a sociedade em que está inserido, nomeadamente para com o ambiente e toda a comunidade envolvente, muito em especial para com os utentes. Todo o seu relacionamento espelha os elevados padrões que o regem.

Excelência e profissionalismo – são permanentemente envidados todos os esforços na identificação das necessidades prementes dos utentes, procurando aplicar os meios mais adequados para satisfazer essas necessidades específicas.

Responsabilidade Social – como instituição de solidariedade social de inspiração cristã, é princípio fundamental o respeito pelo bem-estar e o futuro da comunidade onde está inserido, fomentando um espírito ativo de responsabilidade social.

Avenida Infante, Nº12 | 9000-015 Funchal | Telefone: +351 291 220 358 (chamada para a rede fixa nacional)