• Infantário Rainha Sílvia

Plano de ensino à distância

No contexto da situação vivida na Região Autónoma da Madeira relativamente à pandemia de COVID-19, confrontamo-nos, no terceiro período que agora se inicia, um grande desafio, que apresentará dificuldades e constrangimentos a todos, em que as crianças da Educação de Infância permanecem no modelo de ensino não presencial, com recurso a tecnologias digitais e no sentido de fazer face a estes tempos atípicos.

Este Plano de Ensino à Distância, que tem por base o Ofício Circular n.º 5.0.0-53l2O2O, emitido pela DRE, foi elaborado para possibilitar encontrar respostas (explorando todos os recursos e meios disponíveis) mais adequadas e potenciadoras do sucesso educativo dos nossos alunos.

Com este Plano de Trabalho, pretende-se continuar a apoiar as famílias a participar de modo colaborativo numa concordância de coresponsabilização, no processo educativo dos seus educandos. Pretende ser um plano exequível e adequado à dinâmica familiar.

Objetivos

  • Apoiar as famílias na compreensão e gestão da atual situação;
  • Manter a colaboração entre todos os intervenientes do processo educativo no desenvolvimento global da criança;
  • Criar um grupo de entreajuda à distância, para promover a interação social, o sentimento de pertença entre pares e minimizar os efeitos do isolamento social;
  • Garantir o direito de aprender;
  • Manter a proximidade e o contacto regular das crianças com os seus educadores;
  • Dar continuidade ao Projeto Curricular de Sala, com as devidas adaptações;
  • Consolidar as aprendizagens já adquiridas;
  • Dar continuidade aos processos de ensino e aprendizagem e desenvolver novas aprendizagens.

É importante, por isso:

  • orientar e aconselhar as famílias na organização das atividades pedagógicas;
  • fornecer materiais e recursos às crianças e às famílias no sentido de manter e otimizar os seus interesses escolares;
  • apoiar as famílias na gestão de comportamentos das crianças, facultando orientações e estratégias adaptadas à realidade sociofamiliar, à idade e às especificidades dos educandos;

Contacto com o grupo – pais e/ou encarregados de educação

Atendendo às diretrizes da Secretaria Regional de Educação para que a comunicação com os pais e/ou encarregados de educação seja feita através de uma única plataforma de contacto, em reunião com a equipa pedagógica do Infantário Rainha Sílvia, ficou definido que a plataforma utilizada será o correio eletrónico.

Desta forma, será criado um grupo no e-mail com a devida autorização dos pais, de modo a podermos enviar as nossas sugestões de atividades e acompanhar a evolução das crianças.

Para além do e-mail, cada educadora estará disponível para apoio às famílias através de outras formas de comunicação como o WhatsApp, Telemóvel e Facebook.

Assim, ao longo deste período, cada Encarregado de Educação poderá contactar com a equipa, de forma mais individual, podendo tirar alguma dúvida ou esclarecimento a nível pedagógico e também manter o contacto entre a comunidade de pais como rede e suporte de partilha.

A disponibilidade de resposta aos Encarregados de Educação será ao longo do dia, sempre que for necessário.  

Tarefas/Atividades

De acordo com a direção pedagógica e o corpo docente do Infantário, ficou estabelecida a proposta de atividades educativas diárias (que se podem repetir em diferentes momentos), que devem assumir um caráter lúdico, deixando a gestão do tempo a cargo de cada família, respeitando a sua dinâmica.

As atividades propostas estarão de acordo com as Áreas de Conteúdo das Orientações Curriculares da Educação Pré-escolar e respeitarão os dias comemorativos (por exemplo o Dia da Mãe). Serão atividades diversificadas de acordo com as necessidades específicas de cada grupo de crianças, Projeto Pedagógico da Escola e  Projeto Curricular de Sala. Estas atividades devem sempre ser acompanhadas e supervisionadas pelos Encarregados de Educação.

As crianças ,sob orientação e acompanhamento dos pais e/ou Encarregados de Educação, poderão também seguir a programação definida na rubrica #EstudoEmCasa, da RTP 2.

Planificação das atividades

As atividades serão enviadas no período da manhã, sendo uma vez por dia.

Trata-se de sugestões de atividades tendo em conta as diferentes áreas de desenvolvimento da criança e serão organizadas por áreas de conteúdo.

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

Manhã

Domínio da Linguagem Oral e Domínio da Matemática

Domínio da Educação Artística – Artes Visuais

Domínio da Educação Artística – Música/Dança

Domínio da Educação Física

Área do Conhecimento do Mundo

Histórias
Poemas
Lengas-lengas
Jogos de seriação
Puzzles

Diversas técnicas de expressão plástica

Músicas
Danças

Movimento Expressivo

Atividades Variadas:

Culinária
Jogos de grupo


Além de sugestões de atividades,  os grupo alternativos criados em outros canais de comunicação servirão também como ferramentas de apoio à família, onde poderão ser esclarecidas dúvidas e questões relacionadas com as crianças.

Atendendo a esta situação, consideramos que foram adotadas diferentes estratégias educativas que permitem continuar a dar resposta às necessidades das crianças e às preocupações dos Encarregados de Educação da nossa Instituição.

Os planos de trabalho foram elaborados, individualmente, por cada Educadora e dados a conhecer à diretora pedagógica até ao dia 17 de abril.

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