• Externato

Oferta Educativa

O Externato Princesa Dona Maria Amélia é um estabelecimento de ensino particular, integrado na Fundação Princesa Dona Maria Amélia, com dois níveis de ensino: Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Na Educação Pré-Escolar O Externato procura valorizar a individualidade e a personalidade de cada aluno, oferecendo as condições educativas que permitam um desenvolvimento pleno das suas potencialidades preparando-os para enfrentar os desafios do futuro.

No 1.º Ciclo é valorizada a aprendizagem ativa sendo o aluno o centro do processo educativo. Assim, o Externato procura proporcionar uma oferta curricular abrangente que vai além dos mínimos oficiais. Todo o projeto educativo é pensado não só para a aprendizagem dos conteúdos programáticos e desenvolvimento de hábitos de trabalho como para a formação dos alunos enquanto pessoas.

As áreas curriculares nucleares do 1.º Ciclo incluem a Língua Portuguesa, Matemática e o Estudo do Meio, Educação Moral e Religiosa Católica, Apoio ao Estudo e a Cidadania e Desenvolvimento, fazendo ainda parte do currículo a Expressão e Educação Físico-Motora, a Expressão Plástica, as TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação, e o Inglês.

A constituição das turmas obedece ao legalmente estabelecido, seguindo os critérios definidos pelo órgão de administração e gestão da escola, nomeadamente os seguintes parâmetros:

  1. Equilibrar o número de alunos pelo número de turmas existentes por ano de escolaridade;
  2. Distribuir os alunos identificados com Necessidades Educativas Especiais pelo número de turmas existentes, por ano de escolaridade;
  3. Respeitar as diretrizes da SRE e as vagas existentes no Externato no que respeita à distribuição de número de alunos por turma.

Atividades de enriquecimento curricular

Para além das atividades curriculares, a escola dispõe de diversas atividades de enriquecimento curricular, de carácter desportivo, artístico e tecnológico, visando a formação pluridimensional e a ocupação de atividades de tempos livres, de forma criativa e formativa.

Estas actividades podem incluir designadamente biblioteca, clube de expressões artísticas, estudo acompanhdo, expressão e educação físico-motora, modalidade artística, expressão plástica, inglês, judo, tecnologias de informação e comunicação e música.


Calendário Escolar

O Externato segue as diretivas da Secretaria Regional Educação e Recursos Humanos, relativamente ao cumprimento do calendário escolar. As crianças do pré-escolar têm férias no mês de agosto.


Horário de funcionamento

Desde o ano letivo 2003/2004, o Externato tem vindo a operar em regime de Escola a Tempo Inteiro. Atualmente, o 1º ciclo tem organizadas as atividades curriculares entre as 09h00 e as 15h30. O intervalo para o 1º e 2º ano é entre as 10h00 e as 10h30 e para o 3º e 4º ano é entre as 10h30 e as 11h00. O período para almoço para o 1º e 2º ano de escolaridade é entre as 12h30 e as 13h00 e para o 3º e 4º ano entre as 13h00 e as 13h30.

As atividades de enriquecimento curricular são de caráter educativo e pedagógico, de frequência supletiva, e funcionam entre as 16h00 e as 18h00. Assim sendo, o Externato abre às 08h00 e encerra às 18h00.

Horário das atividades curriculares

Autorização de saída dos alunos

9:30 – 15:30

12:30 (almoço) – 15:30

Horário das atividades enriquecimento curricular

Autorização de saída dos alunos

16:00 – 18:00

17:00, a partir das 18:00


Comunicação com a Escola

A escola utiliza como meios privilegiados de comunicação com os encarregados de educação o seu site institucional (inserido no portal da Fundação Princesa Dona Maria Amélia), onde estes poderão consultar informações pertinentes sobre a instituição e a vida escolar dos seus educandos, e os documentos oficiais regulares e extraordinários, como os registos de avaliação e notificações pessoais e coletivas.

O contacto dos encarregados de educação com a escola ocorre no horário de atendimento dos professores, estando para tal efeito atribuída uma hora semanal. O atendimento aos pais e encarregados de educação deverá ser realizado apenas no horário estipulado pelo professor, exceto no caso de justificação de faltas ou breves informações muito importantes.

A Diretora da Escola é a coordenadora de toda a ação educativa, sendo coadjuvada pelos Diretores de Turma e pelos professores.

Avenida Infante, Nº12 | 9000-015 Funchal | Telefone: +351 291 220 358

© 2019