• Infantário Rainha Sílvia

Infantário Rainha Silvia

O Infantário Rainha Sílvia é uma valência da Fundação Princesa Dona Maria Amélia destinada a receber crianças dos 5 meses aos 4 anos. Está integrada no complexo de edifícios da Fundação, situado no Funchal, e encontra-se em atividade há mais de 50 anos com a colaboração ativa das Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo, contando atualmente com um corpo de profissionais especializado, dedicado e qualificado, composto por educadoras de infância e auxiliares devidamente reconhecidas pelas entidades competentes.

O Infantário dispõe de instalações atuais e legalmente adequadas, bem como dos equipamentos e materiais didáticos necessários para receber e educar crianças na

idade pré-escolar, estando tanto o espaço como o tempo organizados de acordo com a idade e necessidades das crianças que os frequentam.

O Infantário Rainha Sílvia iniciou a sua atividade a 19 de julho de 1964, recebendo nessa data as primeiras crianças nas suas instalações. Mais tarde, a 15 de outubro de 2001, entrou em funcionamento um novo edifício, construído de raiz para o efeito, transferindo-se a totalidade das atividades do infantário para estas novas instalações, que viriam a ser inauguradas oficialmente pela Rainha Sílvia da Suécia a 17 de abril de 2002.

O Infantário Rainha Sílvia tem por missão proporcionar Educação Pré-escolar a

crianças dos 5 meses aos 4 anos, favorecendo uma formação e desenvolvimento equilibrados tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário, proporcionando às crianças um prolongamento do ambiente familiar, no qual estas possam encontrar o conforto, a segurança, a alegria e a afetividade necessários para o seu bem-estar através de orientação pedagógica, alimentação adequada e de atividades criteriosamente selecionadas que contribuam para o seu desenvolvimento integral e harmonioso.

Valores

Estando o Infantário integrado numa Instituição de inspiração cristã, é promovida uma educação baseada nos valores da Liberdade, Justiça, Solidariedade e Paz como princípios que enriquecem a ação educativa e cuja prática é urgente e indispensável na vivência em sociedade.

São observados os seguintes princípios fundamentais:

• Orientar a formação das crianças de modo a descobrirem as suas aptidões e limitações, aprendendo a desenvolver as suas capacidades;
  • Promover a formação integral das crianças de acordo com uma conceção cristã do Homem, da vida e do mundo e prepará-las para participarem ativamente na transformação e melhoria da sociedade;
  • Assegurar um ambiente organizado, acolhedor, alegre, seguro, entusiasmante e estável, fundamentado na relação pessoal e envolvendo o respeito e a confiança;
  • Garantir uma pedagogia diferenciada, centrada na cooperação, que inclua todas as crianças, aceitando as diferenças e apoiando a aprendizagem e o desenvolvimento de forma a responder às necessidades individuais;
  • Verificar através da observação e avaliação a qualidade da ação educativa do Infantário e a sua adaptação aos interesses e necessidades das crianças e das famílias.
  • Dar resposta educativa de qualidade a todos os que escolhem o Infantário para educar os seus filhos;
  • Procurar e contar com o interesse e o envolvimento dos Encarregados de Educação na vida quotidiana do Infantário;
  • Promover um trabalho cooperativo com a comunidade e com outros parceiros educativos.
  • Promover um ambiente de alegria, cooperação e responsabilidade em toda a comunidade educativa;
  • Promover a formação humana e profissional a todos os agentes de ação educativa, de forma a enriquecer o saber e a melhorar o seu desempenho profissional.
Objetivos Segundo as Orientações Curriculares
  • Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida social numa perspetiva de educação para a cidadania;
  • Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;
  • Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à educação e para o sucesso da aprendizagem;
  • Estimular o desenvolvimento global de cada criança, no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas;
  • Desenvolver a expressão e comunicação através da utilização de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
  • Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
  • Proporcionar a cada criança condições de bem-estar e de segurança, designadamente no âmbito da saúde individual e coletiva;
  • Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades, promovendo a melhor orientação e encaminhamento da criança;
  • Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.
Parceiros Externos

Avenida Infante, Nº12 | 9000-015 Funchal | Telefone: +351 291 220 358 (chamada para a rede fixa nacional)