O Infantário Rainha Sílvia é uma valência da Fundação Princesa Dona Maria Amélia destinada a receber crianças dos 5 meses aos 4 anos. Está integrada no complexo de edifícios da Fundação, situado no Funchal, e encontra-se em atividade há mais de 50 anos com a colaboração ativa das Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo, contando atualmente com um corpo de profissionais especializado, dedicado e qualificado, composto por educadoras de infância e auxiliares devidamente reconhecidas pelas entidades competentes. O Infantário dispõe de instalações atuais e legalmente adequadas, bem como dos equipamentos e materiais didáticos necessários para receber e educar crianças na |
idade pré-escolar, estando tanto o espaço como o tempo organizados de acordo com a idade e necessidades das crianças que os frequentam. |
O Infantário Rainha Sílvia iniciou a sua atividade a 19 de julho de 1964, recebendo nessa data as primeiras crianças nas suas instalações. Mais tarde, a 15 de outubro de 2001, entrou em funcionamento um novo edifício, construído de raiz para o efeito, transferindo-se a totalidade das atividades do infantário para estas novas instalações, que viriam a ser inauguradas oficialmente pela Rainha Sílvia da Suécia a 17 de abril de 2002.
O Infantário Rainha Sílvia tem por missão proporcionar Educação Pré-escolar a |
crianças dos 5 meses aos 4 anos, favorecendo uma formação e desenvolvimento equilibrados tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário, proporcionando às crianças um prolongamento do ambiente familiar, no qual estas possam encontrar o conforto, a segurança, a alegria e a afetividade necessários para o seu bem-estar através de orientação pedagógica, alimentação adequada e de atividades criteriosamente selecionadas que contribuam para o seu desenvolvimento integral e harmonioso. |
Estando o Infantário integrado numa Instituição de inspiração cristã, é promovida uma educação baseada nos valores da Liberdade, Justiça, Solidariedade e Paz como princípios que enriquecem a ação educativa e cuja prática é urgente e indispensável na vivência em sociedade.
São observados os seguintes princípios fundamentais: