Externato

O Externato Princesa Dona Maria Amélia é um estabelecimento de ensino oficialmente reconhecido e inserido no sistema educativo da Região Autónoma da Madeira. Destina-se a alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico e é parte integrante da Fundação Princesa Dona Maria Amélia.

O objetivo primordial do Externato Princesa Dona Maria Amélia é proporcionar aos seus alunos as melhores condições de aprendizagem para uma formação global e crescimento harmonioso. Os alunos aprendem num ambiente acolhedor, seguro e familiar, estimulante em termos de desenvolvimento, na companhia de professores e técnicos dedicados, competentes e capazes de potenciar em cada aluno as suas capacidades intelectuais e humanas.

A escola, fundada a 5 de Abril de 1937, funcionou desde a sua fundação com a colaboração activa das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo que, proporcionando uma instrução e educação baseada em princípios cristãos, visa promover a formação dos jovens instruendos como pessoas independentes, conscientes e responsáveis, educadas para os valores universais da Liberdade, Justiça, Solidariedade e Paz.

Situado no complexo que alberga as restantes valências da Fundação Princesa Dona Maria Amélia, na Avenida do Infante, cidade do Funchal, o Externato funciona num moderno e amplo edifício, planeado e construído exclusivamente para o efeito, proporcionando aos seus alunos excelentes instalações educativas e de recreio. As suas salas de aulas estão apetrechadas com todos os equipamentos necessários, incluindo rede informática para acesso à internet. O Externato dispõe também de biblioteca e salas especificamente dedicadas ao estudo, ao ensino de línguas, de expressão artística e de informática e de áreas para a prática do exercício físico.

Missão

O Externato Princesa Dona Maria Amélia tem por missão desenvolver a sua ação educativa seguindo princípios cristãos, respeitando a liberdade de todos os alunos, professores, colaboradores e familiares, promovendo a formação de pessoas conscientes e responsáveis através da apresentação crítica do tema religioso e dos valores universais da Liberdade, Justiça, Solidariedade e Paz.

A formação dos seus alunos é orientada pela promoção da descoberta das suas aptidões e limitações de modo a que estes possam desenvolver plenamente as suas capacidades intrínsecas, através do trabalho intelectual e do estímulo da criatividade.

A convivência é valorizada e são favorecidas as relações de colaboração entre alunos, procurando colocar a utilização da tecnologia ao serviço da educação com vista a preparar os alunos para uma vida produtiva, procurando apetrechá-los com o espírito crítico necessário para enfrentar futuros desafios.

Valores

O Externato Princesa Dona Maria Amélia, enquanto instituição de inspiração cristã, procura proporcionar aos seus alunos uma educação e instrução baseada nos seguintes princípios:

• Respeito pela dignidade da vida humana;
  • Apresentação e análise crítica do tema da religiosidade cristã;
  • Promoção dos valores universais de Liberdade, Justiça, Solidariedade e Paz;
  • Valorização dos jovens como seres únicos, conhecedores das suas potencialidades, livres e responsáveis, de relação fácil com os outros e abertos à sociedade;
  • Visão dos jovens como indivíduos capazes de se auto questionarem sobre o sentido da sua própria existência, do mundo e da vida;
  • Promoção da vivência quotidiana numa plataforma de valores éticos e morais comuns;
  • Integração dos jovens numa sociedade democrática, empenhados numa cidadania ativa, estabelecendo relações interpessoais e institucionais valorizando o tecido comunitário e social;
  • Promoção da interpretação do mundo, cada vez mais globalizado e mediatizado, procurando seguir critérios cristãos;
  • Compreensão do sentido comunitário da experiência cristã.

Promoção dum processo educativo centrado no diálogo cordial, no ambiente de alegria e na dedicação do educador.

Parceiros Externos

Avenida Infante, Nº12 | 9000-015 Funchal | Telefone: +351 291 220 358 (chamada para a rede fixa nacional)